God Help The Girl

por

03 de outubro de 2014

“God help the girl” é o nome do álbum da banda homônima encabeçada por Stuart Murdoch (também da banda Belle & Sebastian) que estreia como diretor, roteirista e músico deste belo e triste filme. As músicas deste álbum vão norteando a vida de Eve (Emily Browning) e seu amigo James (Olly Alexander). À dupla soma-se à excêntrica Cassie (Hannah Murray) com quem pretendem formar uma banda. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance desse ano e indicado ao Urso de Cristal no Festival de Berlim, o filme indie trata de forma agridoce a realidade de uma jovem com problemas de saúde e que vê na música uma tábua de salvação.

Com trilha sonora deliciosamente depressiva, os personagens vão se apresentando. Numa mistura de drama e comédia musical, as letras das músicas são um show a parte primando pela originalidade. Os figurinos remetem a décadas passadas com um toque vintage que confere o ar jovial do filme.

O longa é totalmente previsível, mas os personagens são tão carismáticos e a direção de arte é tão despojada que nos faz esquecer os clichês e nos permite mergulhar junto com o trio nas desventuras da passagem da adolescência para a vida adulta. Numa mistura de “Grease” (1978) com filtros do Instagram e “Ghost World” (2001) os três jovens vão experimentando as primeiras paixões e seus dissabores. Um dos momentos em que se percebe nitidamente a inspiração de Murdoch no musical “Grease” é quando a banda é contratada para fazer sua primeira apresentação em uma festa momentos antes de James descobrir que Eve está saindo com o bonitão Anton (Pierre Boulanger).

O ritmo frenético de ensaios e shows do trio é quebrado quando Eve tem uma recaída e precisa voltar para a clínica na qual fazia um tratamento para anorexia. É nesse momento que a relação entre Eve e James se estreita fazendo o filme ganhar contornos singelos e delicados diante da dificuldade em lidar com a tênue fronteira entre amor e amizade.

Mostra Panorama do Cinema Mundial

God Help The Girl (Idem)

Reino Unido, 2013. 111 min

Direção: Stuart Murdoch

Com: Emily Browning, Olly Alexander, Hannah Murray