A Alegria de Emma

por

17 de novembro de 2014

Graças aos esforços da programação do Cine Jóia em Copacabana, chega ao circuito carioca com oito anos de atraso, a produção alemã A Alegria de Emma (Emmas Glück, 2006) premiada em nove festivais europeus.

 

Baseado no romance Emmas Glück de Claudia Schreiber (também co autora do roteiro), a trama conta a história de Emma (Jördis Triebel) uma jovem e rude fazendeira que acolhe o doente terminal Max (Jürgen Vogel) após um acidente de carro. Atolada em dívidas, a alegria de Emma começa quando ela acha uma boa quantia de dinheiro dentro do carro de Max iniciando uma louca paixão. Entram em cena alguns personagens coadjuvantes, como o policial Hemmer (Hinnerk Schonemann) eterno apaixonado por Emma e Hans (Martin Feifel), o melhor amigo de Max.

imagem33867_1

Há algo neste pequeno grande filme que cativa o espectador desde o início. A convicção do elenco e a agradável atmosfera bucólica são alguns dos ingredientes para que esta velha fábula sobre descobertas sentimentais funcione corretamente.

downloadEmmas-Glück

O pacto entre Emma e Max contém uma mistura suave de emoções que atingem o espectador de maneira sincera e humana e as diferenças entre o modo de vida rural e o urbano abrem espaço para que transformações aconteçam cercadas de porcos e galinhas e simpáticos personagens.

emma02

O diretor Sven Taddicken apresenta algum requinte criativo, como na memorável sequência do acidente de carro em câmera lenta, mas em geral opta por um estilo discreto dividindo o filme em três atos distintos: um prólogo com algum humor, diluindo para um miolo romântico previsível e culminando em tragédia dramática.

imagesemmas-gluck

A Alegria de Emma (Emmas Glück, 2006) destoa dos tradicionais romances por possuir elementos contraditórios e por concluir que o verdadeiro amor só existe com alguma dose de sacrifício.

 

A Alegria de Emma (Emmas Glück)

Alemanha, 2006. 103 min.

Direção: Sven Taddicken

Com: Jördis Triebel, Jürgen Vogel, Maik Solbach, Martin Feifel, Hinnerk Schonemann, Nina Petri

Avaliação Zeca Seabra

Nota 4