Aliyah

por

11 de julho de 2015

Aliyah é um termo hebraico que significa o retorno dos judeus a Terra Prometida – mas para o diretor Elie Wajeman este regresso nada tem haver com conceitos religiosos ou idealistas. Em seu primeiro longa metragem, ele mostra como o jovem solteiro Alex (Pio Marmai) tira proveito deste programa de absorção para resolver sua vida sem muitas perspectivas.

ALY03

O rapaz vende papelotes de drogas nos arredores de Paris, não tem suporte familiar e sua vida amorosa não anda bem das pernas. Para piorar, seu inconseqüente irmão mais velho Isaac (Cedric Kahn) abusa da sua condescendência e vive pedindo dinheiro emprestado para pagar dívidas com marginais e resolver seus casos extraconjugais. Quando seu primo Nathan (David Geselson) anuncia que em breve abrirá um restaurante em Telaviv, Alex encontra motivação necessária para mudar de vida, mas para isso terá que vender maiores quantidades de drogas e assim juntar dinheiro rapidamente para comprar sua parte na sociedade e obter o certificado de judeidade – o Aliyah do título. Ao mesmo tempo, Alex se envolve com Jeanne (Adele Haenel), uma garota francesa que simboliza a possibilidade de dias melhores.

ALY02

Wajeman faz um interessante recorte filosófico através de personagens que vagueiam por uma Paris sem charme. A doutrina judaica aqui atua como um subterfúgio para os insatisfeitos e a grande ironia dramática deste filme está nas obrigações para a geração de um certificado projetado para ajudar a dar os primeiros passos para uma vida em Israel, mesmo para aqueles judeus que nunca entraram em contato com suas raízes, como Alex (que é obrigado a ter aulas particulares de hebreu com a ex namorada). Sem saber o que fazer e para onde ir, Alex apela para algo que faça sentido mesmo que para isso tenha que abandonar sua zona de conforto.

ALY01

Com uma estrutura sem muitas surpresas e que segue a fórmula verborrágica e existencialista das produções francesas, Aliyah  nos permite aprender sobre as tradições judaicas e deixa em aberto uma questão muito importante: Até que ponto o Estado Judaico é utilizado como exílio?

ALY05

 

Aliyah (Aliyah)

França, 2012. 88 min.

Direção: Elie Wajeman

Com: Pio Marmai, Cedric Kahn, Adèle Haenel, Guillaume Gouix, David Geselson

Avaliação Zeca Seabra

Nota 3