Caçada Mortal

por

04 de dezembro de 2014

Mais conhecido por sua carreira como roteirista, na qual assinou filmes como “Voltar a Morrer” (1991), “Mentes que Brilham” (1991), “Minority Report: a Nova Lei” (2002), “Marley & Eu” (2008) e “Wolverine: Imortal” (2013), o norte-americano Scott Frank pode ser considerado um iniciante na direção, já que este “A Walk Among the Tombstones” (no original) é apenas o seu segundo longa metragem.

478514

Baseado na obra literária de Lawrence Block, o filme narra a história de Matthew Scudder (Liam Neeson), um policial aposentado que ganha a vida como detetive particular clandestino. Ele é contratado pelo traficante Kenny Kristo (Dan Stevens, do sucesso televisivo Downton Abbey) para encontrar os responsáveis pelo sequestro e assassinato de sua mulher e descobre uma série de crimes com as mesmas características.

099357

Desde que estrelou o primeiro filme da franquia “Busca Implacável” (iniciada em 2008), Liam Neeson se vê às voltas com o estereótipo do exército do homem só, papel que o tem acompanhado há quase uma década. O que se vê de diferente em “Caçada Mortal” é a subversão tanto do personagem como da trama: se antes o protagonista era uma pessoa de passado sombrio que tentava viver uma vida normal, aqui, o passado “normal” (até certo ponto) dá lugar a um presente obscuro e inescrupuloso. E se antes os delinquentes e traficantes com quem ele convive causariam repulsa, aqui, geram identificação, promovida por uma trama que os humaniza a partir de seus dramas pessoais e divide a plateia entre o desejo natural de ver sofrer quem causa sofrimento a outros e um senso maior de justiça, ainda que moralmente questionável.

509911

Essa humanização – e a própria identificação da audiência – é beneficiada pelo roteiro do próprio Scott Frank. Enxuto e redondo, ele põe de lado a ação frenética que caracteriza o gênero e aposta suas fichas na construção dos personagens centrais, que merecem a mesma atenção dada ao protagonista. Desenvolvida com paciência e economia pelo diretor, a trama volta-se quase que exclusivamente para o suspense da narrativa, permitindo que se acompanhe o seu desenrolar intuitivamente até que se chegue, já no arco final da história, ao único momento genuíno de ação, em um clímax que remete a “O Preço de um Resgate” (1996) e que, embora não surpreenda, tampouco frustra as expectativas da audiência.

Caçada Mortal (A Walk Among the Tombstones)

EUA, 2014, 114 minutos.

Direção: Scott Frank

Com: Liam Neeson, Dan Stevens, David Harbour e Adam David Thompson.

Avaliação Celso Rodrigues Ferreira Junior

Nota 3