Cada um na sua casa

Animação infantil traz Rihanna e Jennifer Lopez na trilha sonora e na dublagem original

por

01 de abril de 2015

Adaptação para o cinema do livro infantil “The True Meaning of Smekday”, de Adam Rex, lançado no Brasil pela editora Gutenberg sob o mesmo título do longa em português, “Cada um na sua casa” é um filme derivado do curta-metragem animado “Almost home” (2014), de Todd Wilderman. A trama do longa dirigido por Tim Johnson (“Formiguinhaz” e “Os Sem-Floresta”) se inicia logo após o fim da trama do curta, e gira em torno da amizade entre a menina Tip (voz de Rihanna) e o alienzinho roxo Oh (voz de Jim Parsons). Logo somos apresentados aos Boovs, uma raça alienígena especialista em fugas que está em busca de um novo planeta para chamar de lar, e o motivo pelo qual estão sempre fugindo. Assim que os Boovs invadem a Terra e deslocam os humanos para locais específicos do nosso planeta, o atrapalhado Oh faz uma enorme besteira e torna-se um fugitivo procurado, topando com Tip pelo caminho, a única humana que não foi capturada pelos Boovs e acaba virando cúmplice deste exilado. Juntos, vivem uma perigosa aventura em que precisam salvar o planeta e seus – novos e antigos – habitantes.

HOME

O enredo de “Home” (no original), escrito por Tom J. Astle e Matt Ember, roteiristas de “Reino Escondido”, não apresenta ao público nada de novo. Sob a capa de uma colorida e atrapalhada aventura intergaláctica, apenas repete elementos que já foram vistos anteriormente em outros longas. Em diversos aspectos, o roteiro de Astle e Ember parece uma mistura das animações da Disney “Lilo & Stitch” e “O Galinho Chicken Little”. O personagem Capitão Smek (voz de Steve Martin), o líder Boov que ostenta chifres à la Malévola, lembra bastante o Rei Julian da franquia “Madagascar” pelos trejeitos e pela forma com que lidera o seu povo. O destaque do filme fica por conta do bicho de estimação de Tip, o carismático gato Porquinho, e para a contagiante trilha sonora, com músicas de Rihanna e Jennifer Lopez (que dubla a mãe de Tip).

CadaUmNaSuaCasa13

Por outro lado, “Cada um na sua casa” ganha valor por ser a primeira animação da Dreamworks Animation a ter uma protagonista feminina negra, apesar de ser somente mais uma animação simpática, carente de criatividade, com as mesmas lições de outras obras congêneres. Sem nenhum conteúdo diferenciado direcionado aos adultos, o filme possui uma linguagem muito fácil e vai agradar a criançada, que vai se divertir com as peripécias de Tip, Oh e Porquinho.

 

Cada um na sua casa (Home)

EUA – 2015. 94 minutos.

Direção: Tim Johnson

Com: Jim Parsons, Rihanna, Steve Martin e Jennifer Lopez.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 3