A Casa da Magia

por

07 de novembro de 2014

Antecipando às férias de fim de ano, época onde as animações gráficas inundam o circuito cinematográfico chega às telas A Mansão Mágica (The House of Magic) dirigido pelos belgas Jeremy Dreguson e Ben Stassen.

le-manoir-magique

A trama conta a história de Thunder, um gatinho abandonado e adotado por Lorenzo, um mágico aposentado que vive em uma velha mansão cercado por brinquedos automatizados. Jack (um rabugento coelho) e Maggie (uma invejosa ratinha) são os únicos que não vêem com bons olhos a chegada de Thunder, mas quando Lorenzo é hospitalizado e seu ganancioso sobrinho se aproveita da situação para tentar vender a mansão, o grupo se unirá para defender o território.

108306

O roteiro escrito por Ben Stassen segue a tradicional receita já utilizada em As Aventuras de Sammy de 2010 e Sammy – A Grande Fuga de 2012 (ambos dirigido por Stassen) que fala de um rito de passagem que toda criança um dia será obrigada a passar. A rejeição que Thunder sofre no início do filme (o abandono dos donos), abre espaço para uma série de novos acontecimentos que exigirá muita dedicação para sobreviver em um novo ambiente e criar seus próprios laços de amizades.

228997

O filme possui um traço colorido e criativo acrescido do uso constante dos efeitos tridimensionais onde objetos são arremessados em direção a tela criando uma divertida interatividade com a platéia. Os brinquedos que habitam a mansão possuem características lúdicas e engraçadas, embora muitos personagens sejam delineados com intenções maniqueístas. A narrativa faz menção a filmes como Toy Story e Pinóquio, fazendo uma interessante referência com os representantes indefesos e rejeitados  pela sociedade capitalista (animais, crianças e idosos). Temas como especulação imobiliária e desapego ao passado também são tratados de forma original e lúcida.

DAS MAGISCHE HAUS

Sem apresentar muitas novidades no gênero, A Mansão Mágica (The House of Magic) é um filme infantil com cara de filme infantil e prova com algum charme que, às vezes, é bem melhor não mexer em time que está ganhando.

 

 

A Mansão Mágica (The House of Magic)

Bélgica, 2013. 85 min.

Direção: Jeremy Dreguson e Ben Stassen

Animação

 

Avaliação Zeca Seabra

Nota 3