A Distância

por

11 de dezembro de 2014

Em uma coisa, Sérgio Caballero têm mérito. Conseguiu criar um filme de assalto diferente de tudo que você já viu. A própria tarefa de classificar o filme torna-se completamente ingrata, já que a obra não se trata explicitamente como comédia, suspense, drama nem qualquer outro gênero. A verdade é que a maior – e talvez única – característica presente em toda cena do filme é o nonsense.

sergio_caballero_la-distancia

Em seu segundo filme, Sergio Caballero narra a história de um milionário russo que, anos atrás, comprou uma obra de arte, incluindo seu artista performático e manteve ambos em cativeiro aos arredores de uma usina abandonada na Sibéria. Após a morte do milionário, o artista resolve reencontrar a sua obra. Para isso, contrata um trio de anões telepatas, especialistas em casos do gênero.

La_distancia_Film_still_2

Sabemos de praticamente todos esses dados nos primeiros minutos do filme, quando essa sinopse é lida através de uma narração com tom de fantasia. E se trata de uma história curiosa para uma sinopse. O problema é quando essa é praticamente toda a história do filme durante longos 80 minutos.

733519

O filme apresenta algumas soluções cênicas interessantes, com efeitos especiais dignos de Méliès e cenários que parecem ter saído da imaginação de Dali. Dito assim, pode parecer um filme disposto a se aprofundar no absurdo. Entretanto o filme acaba apostando no ridículo pelo ridículo e, superada a estranheza dos primeiros minutos, sobra pouco do que rir ou pensar no restante da película.

the-distance-04-666x375

A fotografia cinzenta, o ritmo lento e a sucessão de cenas bizarras com pouco sentido ou ligação com a trama principal, tornam a experiência de assistir ao filme muito parecida com a de um viajante que percorre uma longa distância em um local estéreo. Se essa era a proposta do filme, o diretor teve sucesso.

 

Festival do Rio 2014 – Expectativa 2014

De Sergio Caballero

Com Michal Lagosz, Alberto Martinez, Jinson Añazco, Roland Olbeter

Espanha, 2014

80 min

Avaliação Gabriel Gaspar

Nota 2