Entrevista com atores de Maze Runner: Prova de Fogo

Kaya Scodelario e Giancarlo Esposito vem ao Brasil e se emocionam com fãs

por

08 de setembro de 2015

Maze Runner Divulgacao

Para o lançamento de “Maze Runner: Prova de Fogo”, dirigido por Wes Ball, a Fox trouxe dois de seus atores, Kaya Scodelario e Giancarlo Esposito, para o Brasil. O Almanaque Virtual participou da coletiva que aconteceu no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Giancarlo, que entra no segundo filme da trilogia baseada nos livros de James Dashner, é um ator veterano no cinema (já trabalhou com diretores como Spike Lee e Paul Auster) e de séries de TV (“Breaking Bad” e “Revolution”, de J.J. Abrams). Kaya, apesar dos seus 23 anos, vem de sete temporadas da série britânica “Skins”, onde interpretava Effy. Os atores chegaram simpáticos e ainda emocionados pela pré estréia na véspera no Cine Livraria Cultura, onde foram recebidos calorosamente pelos fãs.

A britânica Kaya, com um português fluente, é filha de mãe brasileira e pai inglês, explicou que foi sua mãe quem ensinou o idioma quando ela ainda era criança e falou sobre a exibição do filme na noite passada, “Minha voz está estranha de tanto chorar ontem. Foi o dia mais emocionante da minha vida. Eu tinha minha família lá, meu tio, minha tia, meus primos. Me sinto em casa no Brasil, os fãs fazem com que a gente se sinta em casa, nos acolhem. Me senti brasileira, isso é incrível.” A atriz tem família em Itu, no interior de São Paulo.

Maze Runner Divulgacao 003

Giancarlo falou sobre a importância de ter todos esses jovens fãs de uma série de livros e sobre a adaptação para o cinema. “A literatura é muito importante. É muito legal ver pessoas inspiradas por esses livros. Ler é fundamental. Nesse caso, as obras serviram de referência para a história, para os nossos personagens, para conhecê-los. No meu caso, considero uma bênção e uma maldição. Nos ajuda a guiar nossa interpretação, mas ao mesmo tempo, em alguns momentos, queremos criar nossa própria versão do personagem.”

Maze Runner Divulgacao 002

Kaya também dá sua opinião sobre a adaptação da história, que apresenta mudanças substanciais em relação aos livros. “Acho que o jeito como adaptamos é interessante. Teria sido mais fácil copiar tudo, mas contamos a história da forma que gostaríamos. Criamos um híbrido mais interessante”. Giancarlo Esposito finaliza, “Com os livros, você separa as melhores partes, integra e expande todas. Nosso diretor tinha uma visão e ele conseguiu passá-la para o roteirista”.

Questionada sobre o que se espera de Teresa (personagem de Kaya) no terceiro longa da série, a atriz responde, “Teresa deve explicar e deixar mais claras algumas decisões que toma emMaze Runner: prova de fogo’. Ela é uma personagem forte, surpreendente. Atuar é isso, também. Ter a responsabilidade de dar vida a algumas contradições, reviravoltas, não ser sempre uma heroína. Acho que é uma coisa boa, esses jovens são garotos normais, é bom que não corram como Tom Cruise”.

Maze Runner  Divulgacao

Kaya responde sobre o fato de não ser mais a única personagem feminina em Maze Runner, na nova trama, a atriz Rosa Salazar entra também para o elenco. “Nós (o elenco do primeiro filme) somos como uma família. Então fiquei um pouco nervosa, mas ela é incrível. Rosa trouxe uma energia ótima, o fato dela ser mulher é irrelevante.”

Maze Runner é uma saga que retrata um futuro distópico e aterrorizante para muitos, como “Jogos Vorazes” e “Divergente”. “Acho que os jovens têm dificuldade em encontrar esperança no mundo. Ele muda muito rápido. Os mais novos se perguntam se terão um futuro e se voltam ao entretenimento para obterem a resposta. Espero que o futuro não seja tão ruim quanto em Maze Runner, onde tantas pessoas morrem”, brinca Giancarlo Esposito. O Ator ainda explica sobre as diferenças de trabalhar numa série de TV e num longa-metragem, “Há muita diferença. Numa série, às vezes, cada um dos mais de 20 episódios tem um diretor diferente. Cada um deles faz suas próprias exigências, tem suas próprias opiniões. Há vários produtores, recomendações. Há, ainda, menos tempo de preparação entre um episódio e outro. Num filme, todos os esforços giram em torno de um único produto, com menos nuances diferentes na direção, com mais tempo de preparação. Gus foi um personagem icônico, mas eu também adoro o Jorge. Eles mostram que não existe só preto e branco, são humanos.”

THE SCORCH TRIALS

Maze Runner: Prova de Fogo

A saga Maze Runner, tem Prova de Fogo, com estreia no dia 17 de setembro, e está prevista para ser concluída em 17 de fevereiro de 2017, com A Cura Mortal.