Festa No Céu 3D

por

16 de outubro de 2014

Animações em geral não andam um gênero moleza no momento. A concorrência é desleal. Primeiro a Pixar elevou o padrão de histórias (“Wall-e”, “Toy Story”…). A Dreamworks sabe criar personagens carismáticas como ninguém (“Shrek”, “Kung Fu Panda”…). E a Disney voltou ao pódio (“Frozen”). Correndo por fora estão por exemplo as animações técnica tradicional por massinha, dos criadores de “Coraline” e “Paranorman”, que estão acostumando as crianças a assuntos mais sombrios, brincando de amadurecer através de problemas reais que podem assustar mais do que mitos, bruxas ou zumbis…

04_477_1
O novo “Festa no Céu 3D”, “Book of Life” no original, dirigido por Jorge R. Gutierrez, vem tratar de outro mote potencialmente espinhoso, mas que aqui é bem encaixado em viés temático, o fascinante Dia dos Mortos notabilizado por um caleidoscópio da cultura mexicana.  Começando num museu com uma esperta guia tentando atrair a atenção de modernas crianças hiperativas e desdenhosas com pouco interesse no passado, a história dá um salto no tempo para contar sobre um triângulo amoroso defendido pelos deuses da vida e da morte, cada qual com um campeão pela mão da mocinha.

festanoceu-della-1
Num conceito artístico interessante, desde as personagens em formato de brinquedo (talvez para suavizar para as crianças se tratar da morte) aos cenários multicoloridos e carnavalescos, além de ótimo uso do 3D, pode parecer muita informação visual a princípio, porém logo costurada pelo carisma de músicas cult (Creep de Radiohead e Can’t Help Falling in Love do Elvis) reeditadas para o ritmo de maracas mexicanas, criando um vínculo despojado de confiança com o público. Talvez “Festa no Céu 3D” comece um pouco infantil de início e com excesso de personagens, um quê de propósito, pois uma vez engajadas, as crianças serão apresentadas a vários universos, em cima e embaixo, dos vivos, dos deuses, e dos mortos, mas com desenvoltura suficiente para educar emocionalmente sobre o que acontece com nossos antepassados que se vão e permanecem a nosso lado ao mesmo tempo. Não à toa o toque de midas do cineasta Guillermo del Toro deu sua benção como produtor executivo, dando vazão às suas origens latinas. E com vozes no original de Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman (ator assinatura de Guillermo) e Danny Trejo, à despeito de a dublagem também ser eficiente com umas três ou quatro piadas acachapantes.

Festival do Rio 2014 – Mostra Panorama do Cinema Mundial

Festa no Céu 3D – Book of Life

Estados Unidos, 2014. 95 min.

Direção: Jorge R. Gutierrez

Com: Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman, Danny Trejo, Christina Applegate, Ice Cube

Avaliação Lena Cavalheiro

Nota 3