Filme com Deborah Secco emociona na Mostra SP 2014

A atriz prestigiou a estreia do filme dirigido por Carolina Jabor e foi aplaudida por sua atuação.

por

19 de outubro de 2014

Sábado de noite agitada aqui na 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, com a exibição de três longas em sequência: os nacionais Boa Sorte e A Viagem de Yoani, e ainda o alemão Fuga da Realidade. Confira!

boa-sorte-deborah-secco

Filme de estreia de Carolina Jabor na direção, Boa Sorte arrancou aplausos da plateia, que se encantou com a triste história apresentada na sala escura. Baseado no conto “Frontal com Fanta”, de Jorge Furtado, que adaptou para as telas, o drama conta sobre o jovem João (João Pedro Zappa), vítima do desamor dos pais, que o internam numa clínica de reabilitação para drogados, onde ele acaba vivenciando uma louca paixão.

boa-sorte-deborah-secco-3

Desconstruída da beleza das novelas e páginas de revista, a atriz dá vida a uma personagem triste, perdido, mas cativante, seduzindo não só o protagonista, como também o espectador. Embora as cenas de nudez possam agradar uns e desagradar outros, é nos diálogos, ácidos e insanos (com trocadilho), que estão os grandes achados. Tendo como aliados uma boa trilha sonora, são eles que nos levam por essa densa viagem de amor cheia de cenas inspiradas.

Programação
Dia 19/10 – 16:00 – Espaço Itaú De Cinema – Frei Caneca 3
Dia 21/10 – 16:15 – Cinesala SABESP

a-viagem-de-yoani-2

Estreia da dupla Peppe Siffredi e Raphael Bottino na direção de um longa, A Viagem de Yoani teve boa recepção em sua primeira exibição. O documentário faz um panorama da polêmica blogueira cubana, que ganhou o mundo através de seus textos na internet, e visitou o Brasil em 2013. Procurando manter uma neutralidade, porque essa conquista envolve simpatizantes e não simpatizantes, o filme revela uma moradora da ilha de Fidel segura quando pressionada e, ainda mais firme e desafiadora quanto ao futuro de Cuba.

a-viagem-de-yoani

Com recursos gráficos pertinentes ao universo dos computadores, textos digitados na tela se misturam aos depoimentos, imagens de arquivo e sequências próprias, situando você no olho do furacão, dando uma dinâmica interessante. Assim, é possível ver o Senador Eduardo Suplicy, transtornado, diante de manifestantes contrários, ou testemunhar inúmeros gritos de ordem (pró e contra) em outra manifestação. Entre os destaques, o momento único na Câmara dos Deputados, quando integrantes da Direita e Esquerda fazem uma troca de posições pra lá de curiosa, além das muitas teorias conspiratórias, seja uma eventual ligação dela com a CIA ou a proliferação de prêmios falsos para justificar sua renda. Será?

Programação
Dia 19/10 – 17:00 – CCSP – Sala Paulo Emilio
Dia 22/10 – 21:50 – CineCaixa Belas Artes – Sala SPCine

fuga-da-realidade-2

Longa de estreia do diretor e roteirista Christian Bach, Fuga da Realidade trata das relações humanas e amorosas, tendo como pano de fundo o complicado tema da esquizofrenia. A trama acompanha o jovem Simon diante dos surtos de surtos de violência de seu pai, motivados por uma grande desilusão no campo da amizade. Agora, além de ajudar a família, ele precisa enfrentar o medo de apresentar o mesmo quadro no futuro, sem deixar de investir na vida profissional e amorosa.
fuga-da-realidade

Apesar da barreira da língua (alemão) poder incomodar algumas pessoas, o elenco afiado (e premiado) ajuda bastante, envolvendo você no interessante e triste drama daquelas pessoas. Mantendo um clima de tensão, o roteiro vai transitando entre as questões sociais, médicas e policiais, ligados ao distúrbio, para que o protagonista descubra que nem sempre a melhor solução é aquela considerada ideal pelos “ditos” normais.

Programação
Dia 20/10 – 21:30 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4
Dia 21/10 – 15:30 – MIS – Museu da Imagem e do Som
Dia 21/10 – 10:00 – MIS – Museu da Imagem e do Som

O Almanaque Virtual viajou a convite da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Leia mais sobre a Mostra SP 2014 nos links abaixo:

NOTÍCIAS
Pássaro Branco na Nevasca estreia na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Marcelo Galvão fala de aplicativo para deficientes
Mostra SP 2014: Steve Carell brilha em Foxcatcher
Mostra SP 2014: Programação gratuita faz a festa dos cinéfilos
Mostra SP 2014: Relatos Selvagens diverte a plateia
Mostra SP 2014 – 10 filmes imperdíveis
Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

CRÍTICAS
Relatos Selvagens
A Despedida
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo