Locke

por

07 de janeiro de 2015

De proposta intimista, a nova produção de Steven Knight depende absurdamente de dois fatores: de sua fórmula e de seu interprete, Tom Hardy. Passado quase na totalidade dentro de um veículo, “Locke” só se permite sair de seu “cenário” nas cenas adotadas no trânsito, para maximizar a sensação de claustrofobia do personagem Ivan Locke, ilhado em meio a uma selva de asfalto.

Locke 3

Logo, a intimidade de Ivan é revelada, com uma câmera inquisidora, que varia de localidade, entre o seu lado canhoto e a parte de cima da cabeça, capturando o desprezo dele pelas instituições tradicionais de trabalho e a resignação em ter de prosseguir em uma longa viagem por Londres para acompanhar o nascimento da figura que torna carnal e palpável a sua infidelidade conjugal.

Locke 4

No caminho que percorre rumo a mudança completa de seu paradigma de vida, Locke atende as chamadas por meio de seu rádio no carro, discutindo as vertentes de futuro que se apresentam a si, pautadas nas decisões importantes que teve no passado. A jornada de conhecimento não inclui somente a tomada de intimidade que inevitavelmente teria com a mãe de seu filho, mas também é uma reflexão sobre os ideais e conceitos que regem sua existência.

Locke 2

As lágrimas de Ivan se espalham pela tela, se confundindo em meio ao vidro do carro, que espelha variadas fontes de luz da estrada, com nenhuma delas sendo capaz de iluminar seu caminho, ou salvaguardar qualquer possibilidade de esperança. Locke é a epítome do homem moderno, soterrado por obrigações contratuais, que toma de assalto seu tempo e atenção, fazendo perder a noção do que está priorizado em seu coração. O desfecho emocionante acaba sendo otimista, mesmo com a confirmação de uma tragédia existencial, poetizando o já natural aspecto miraculoso presente no acontecimento chamado nascimento.

Título original:  Locke
Ano:  2013
País de origem:  Inglaterra
Gênero: Drama

Duração:  84 min
Classificação indicativa:

Direção:  Steven Knight
Elenco: Tom Hardy, Olivia Colman, Ruth Wilson, Andrew Scott, Bem Daniels, Tom Holland, Bill Milner, Alice Lowe, Danny Webb, Silas Carson, Lee Ross, Kiirsty Dillon

Avaliação Filipe Pereira

Nota 4