Mostra SP 2014: Irandhir Santos e atriz de Azul é a Cor Mais Quente

Adèle Exarchopoulos, astro da nova geração do cinema nacional e filmes premiados temperaram o dia. Confira os detalhes!

por

23 de outubro de 2014

Quarta-feira foi dia de Irandhir Santos e Adèle Exarchopoulos (Azul é a Cor Mais Quente) na 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Além dos filmes com eles, teve ainda um título nacional premiado e um drama internacional de máfia. Veja os trailers, a programação e um rápido panorama sobre eles. Boa leitura!

snow-paradiseEditor com boa experiência, Andrew Hulme faz sua estreia na direção e no roteiro com o suspense Snow Paradise, que teve duas indicações na Mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2014. Deixando uma estranha sensação de que poderia ser mais bem resolvido, o drama tem doses de suspense, envolvendo os códigos da máfia e ainda questões sociológicas e religiosas, como o Islã.
snow-in-paradise-dave-streetJovem envolvido no mundo de drogas e violência, em Londres, tem ambições de subir na vida, fazendo parte da máfia local, controlada por sua família. Embora as coisas caminhem nesse sentido, um passo errado dado por ele resulta na morte de uma pessoa muito próxima, fazendo tornando-o peça de um jogo de manipulação que o mergulhará numa espiral de insanidade. Entre as curiosidades, uma certa semelhança entre o ator principal Frederick Schmidt com o famoso Tom Hardy, que estreia em 2015 com Mad Max: Estrada da Fúria.

Programação
Dia 29/10 – 20:00 – Cine Livraria Cultura 1

permanencia-irandhir-santosPermanência foi exibido no recente Festival do Rio e chega na Mostra SP 2014 para brigar por seu espaço, tendo como protagonista o ator Irandhir Santos, presente ainda em outros cinco títulos. Primeiro longa do cineasta pernambucano Leonardo Lacca, o drama tem boas sequências visuais, pitadas de humor, uma estreita relação com o café (!), e muitas citações da cidade natal do diretor e do protagonista, marca registrada do cinema que vem de lá.
permanencia-irandhir-santos-2Na história, o pernambucano Ivo (Santos) viaja para São Paulo para participar da estreia de sua primeira exposição de fotografias. O único detalhe é que ele decide ficar na casa de uma ex-companheira (Rita Carelli), atualmente casada, dando início a um (quase) triângulo amoroso, cheio de descobertas não exatamente felizes, com direito a um final nada previsível.

Programação
Dia 25/10 – 17:50 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1
Dia 27/10 – 22:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3

inseguroEstreia da cineasta francesa Marianne Tardieu na direção e roteiro de um longa, Inseguro é um drama com toques de suspense policial, tocando na ferida dos imigrantes que residem na França, vivendo na periferia e lutando por um lugar na sociedade.
inseguro-2Sonhando com um futuro melhor, Chérif (Reda Kateb) adoraria ser enfermeiro, mas uma série de dificuldades impedem que seu sonho se realize. Decidido, ele segue estudando, trabalhando como segurança em uma loja de shopping. O cenário se complica quando o constante e violento assédio de jovens infratores, que ele vinha sofrendo, interfere em um eventual romance com Jenny (Adéle Exarchopoulos). Aí, uma decisão errada pode virar sua vida do avesso.

Programação
Dia 25/10 – 17:20 – Espaco Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4
Dia 28/10 – 13:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 2

ela_volta_na_quintaEscrito, dirigido e atuado por André Novais, Ela Volta na Quinta faturou dois prêmios (Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes) no Festival de Brasília 2014 e, vale ressaltar, reside aí uma curiosidade e tanto: a produção, misto de documentário e drama, foi rodada com não atores.
ela-volta-na-quintaNa história, um casal de idosos deixa transparecer sua insatisfação na relação de 38 anos, provocando nos dois filhos já adultos reflexões sobre seus respectivos relacionamentos e futuro diante de uma eventual separação da dupla. Não satisfeito em botar a mão na massa, Novais chamou a família inteira para participar do bolo. O resultado altamente naturalista pode agradar uma parcela dos cinéfilos, mas incomodar outros não chegados em câmeras estáticas com longos diálogos de uma ou outra “cabeça falante”.

Programação
24/10 – 18:20 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3
Dia 29/10 – 13:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1

O Almanaque Virtual viajou a convite da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo.

Leia mais sobre a Mostra SP 2014 nos links abaixo:

NOTÍCIAS
Documentário Cássia emociona na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Leia entrevista exclusiva com Manoel de Oliveira
Reese Witherspoon estreia Livre, hoje na Mostra SP 2014
Cinco vezes Irandhir Santos na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: 10 filmes nacionais já premiados
Mostra SP 2014: Castanha e Amor à Primeira Briga são diferentes
Filme com Deborah Secco emociona na Mostra SP 2014
Pássaro Branco na Nevasca estreia na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Marcelo Galvão fala de aplicativo para deficientes
Mostra SP 2014: Steve Carell brilha em Foxcatcher
Mostra SP 2014: Programação gratuita faz a festa dos cinéfilos
Mostra SP 2014: Relatos Selvagens diverte a plateia
Mostra SP 2014 – 10 filmes imperdíveis
Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

CRÍTICAS
Relatos Selvagens
Boa Sorte
A Despedida
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo