Mostra SP 2014: Labyrinthus resgata a pureza juvenil

Além do filme belga, o dia teve ainda o pesado O Retorno de Antígona e o brasileiro A Vida Privada dos Hipopótamos.

por

24 de outubro de 2014

Quinta-feira foi dia de filmes bem distintos aqui na 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, com um título focado no universo juvenil, um drama violento e ainda um documentário inusitado.

labyrinthus-1

Com larga experiência na direção de programas para a televisão, Douglas Boswell estreia seu primeiro longa, Labyrinthus (Bélgica / Holanda), na Mostra SP 2014, convidando o espectador infanto-juvenil a mergulhar numa incrível viagem no “perigoso” mundo dos jogos. O roteiro foi escrito por Pierre De Clercq, o mesmo do premiado Hasta la Vista: Venha Como Você É (2011), e traz para a sala escura aquela “inocência perdida” em um mundo de filmes cada vez mais grandiosos e, muitas vezes, sem uma mensagem simples e fácil de entender.

labyrinthus-4

Na história, um jovem de 14 anos encontra uma máquina fotográfica, capaz de projetar tudo que ela foca para dentro de um jogo de computador. Mas a brincadeira se torna mais do que séria quando ele descobre que jovens foram transportados para aquele mundo, inclusive um amigo, e suas vidas – agora – dependem dele. É quando começa uma incrível corrida contra o tempo para impedir que o criador da máquina possa aumentar a sua produção. Nota 4 de 5.

Programação 
Dia 24/10 – 10:00 – CineSala Sabesp
Dia 26/10 – 13:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1

O-Retorno-de-Antígona
Segundo longa do diretor e roteirista Giorgos Servetas, O Retorno de Antígona (Grécia) segue a linha das produções de lá que investem pesado na crítica social, revelando as mazelas da crise que abalou o país, tornando-o extremamente complicado para seus habitantes e destino certo para imigrantes da Albânia e Paquistão.

o-retorno-de-antigona
Depois de muitos anos morando em Athenas, Antígona resolve voltar para sua pequena cidade. Lá, ela reencontra a família, antigos amigos e amores, mas se depara com uma nova e triste realidade, que se repete dia após dia. Cansada de ver a constante dependência que as pessoas da região criaram em torno de determinados núcleos de poder, ela resolve encarar de frente essas forças, mesmo que esteja correndo um alto risco por esse ato de coragem. Nota 3 de 5.

Programação
As sessões terminaram

Após cerca de 500 entrevistas com presidiários, os diretores e roteiristas Matias Mariani e Maíra Bühler tiveram a ideia de rodar um filme sobre uma das pessoas encontradas neste período. Curiosos com a história que um prisioneiro tinha para contar, nascia o documentário A Vida Privada dos Hipopótamos (Brasil), premiado no último Festival do Rio.

A-Vida-Privada-dos-Hipopótamos-2

Para justificar a existência dos animais no título e também a presença do nome do traficante Pablo Escobar na sinopse, o documentário abre com uma explicação dada pelo próprio narrador da história, o prisioneiro americano Cristopher Kirk. Depois, ele começa a contar uma incrível e misteriosa jornada amorosa, vivida por ele ao longo de uns dois anos, culminando com a sua posterior prisão por tráfico de drogas, no Brasil. O final surpreendente, e não necessariamente satisfatório, é um dos pontos altos do filme. Nota 3 de 5.

A Vida Privada dos Hipopótamos

Programação
Dia 25/10 – 16:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1
Dia 29/10 – 17:50 – CineSala Sabesp

O Almanaque Virtual viajou a convite da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo.

Leia mais sobre a Mostra SP 2014 nos links abaixo:
NOTÍCIAS
Juliette Binoche na Trilogia das Cores da Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Irandhir Santos e atriz de Azul é a Cor Mais Quente
Documentário Cássia emociona na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Leia entrevista exclusiva com Manoel de Oliveira
Reese Witherspoon estreia Livre, hoje na Mostra SP 2014
Cinco vezes Irandhir Santos na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: 10 filmes nacionais já premiados
Mostra SP 2014: Castanha e Amor à Primeira Briga são diferentes
Filme com Deborah Secco emociona na Mostra SP 2014
Pássaro Branco na Nevasca estreia na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Marcelo Galvão fala de aplicativo para deficientes
Mostra SP 2014: Steve Carell brilha em Foxcatcher
Mostra SP 2014: Programação gratuita faz a festa dos cinéfilos
Mostra SP 2014: Relatos Selvagens diverte a plateia
Mostra SP 2014 – 10 filmes imperdíveis
Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

CRÍTICAS
Relatos Selvagens
Boa Sorte
A Despedida
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo