O Cheiro da Gente

por

14 de novembro de 2014

Em “O Cheiro da Gente”, Larry Clark prossegue em seu minucioso conto sobre a vida juvenil, explorando os meandros, agruras e dramas vividos por essa parcela social, ainda que o viés optado neste seja diferente dos anteriores. Logo no início é mostrado um ancião (Rockstar), que habita um parque urbano onde os jovens usam skate. Sua postura é subserviente, de prostração, em uma cena lotada de significados, que serão explorados mais a frente.

Smell of Us 2

Os personagens da história têm uma estreita ligação com a venda do corpo, seja por exposição em vídeo, de meios viscerais ou pela prostituição propriamente dita. A promiscuidade emocional ligada a este comércio é muito mais sensível que denunciativa, pois só contempla e observa a movimentação, sem interferir ou julgar. Apesar da escolha ser corajosa e polêmica, falta um pouco mais, um aprofundamento que parece necessário a todo momento.

Smell of Us 4

Mesmo o mergulho mental a mente de um dos meninos registrados em tela não trata de tanta intimidade quanto as cenas de sexo pretensamente querem. A frieza do personagem central -Math, vivido por Lukas Ionesco – resvala para a direção também, algo não necessário em se tratando de tão delicado assunto.

Smell of Us 5

A degradação do espirito em que Math se insere ao ter de atender seus clientes cadavéricos é notável. Ele se faz digno de pena, mesmo sendo o seu discurso de um homem forte, que só aceita a homossexualidade quando pago para tal, indícios de uma virilidade não sua, escondida atrás das arruaças suas e de seus amigos. Os finais – no plural mesmo – são acachapantes, lotados de um sensacionalismo já esperado. Uma versão amoral de Juventude Transviada, cujo choque é bem maior que o conteúdo ou que a discussão proposta no roteiro.

 

Festival do Rio 2014 – Mostra Panorama do Cinema Mundial

O Cheiro da Gente (Smell of Us)

França, 2014, 92 min

De Larry Clark

Com Lucas Ionesco, Diane Rouxel, Theo Choibi, Hugo Behar-Thinieres, Rayan Ben Yaiche, Adrien Binh, Maxime Terin

Avaliação Filipe Pereira

Nota 3