Rachaduras no Concreto

por

14 de novembro de 2014

A película começa agressiva, registrando um tapa no rosto de um dos dois personagens principais personagens, ecos de uma vivência a margem dos bons costumes e que se refletirá pelos dois heróis da jornada. Rachaduras no Concreto, filme de Umut Dag apresenta dois, Ertan ( Murathan Muslu) e Mikail (Alechan Tagaev), que a princípio estão em lados distintos, mas que aos poucos, veem suas rotinas se colidirem.

Rachaduras no Concreto 5

Ertan é velho, calejado pela vida, já não se apetece pelos vis prazeres da carne como drogas, mulheres e bebidas. Ao observar o jovem, ele enxerga a si mesmo. Seu crescimento dentro da trama envolve alcançar a coragem para tentar impedir o infortúnio da vida em que Mikail vai se metendo. Em comum entre os dois havia a busca por um sonho, o que acabou levando ambos a enveredar por caminhos tortuosos, repletos de opositores cruéis e nada complacentes com suas falhas.

Rachaduras no Concreto 2

Mikail é mimado, após a primeira recusa de seu trabalho ele surta, numa clara alusão a falta de uma figura masculina exemplar em casa. Sua contra-parte se oferece para ser os ouvidos do menino, a fonte de desabafos, mas este também é recusado. Nem a figura de mentor lhe cabe num primeiro momento, o que o faz sentir impotente, impossibilitado de ajudar o rapaz quando ele não tem ninguém mais a recorrer. A desconfiança preenche toda a rotina de Ertan, sua família o refuta por seu passado inglório, sendo um párea até dentro de seus “domínios”.

Rachaduras no Concreto 3

O final reacende rivalidades há muito apagadas, entre o homem de meia idade e o bandido que explora o rapaz. A fala universal para Ertan é de morte pois sua história é finita para todos os do seu passado tanto entre seus inimigos quanto com aqueles que ele ama, mas nada o arrasa mais do que ver herdeiro assumindo seu manto, o que o faz tentar se entregar como sacrifício. A atitude dele ganha um belo retorno aventando a possibilidade dele mudar seus rumos no futuro, já que Mikail tem um arrependimento imediato. Este ato finalmente cria uma ponte entre eles, que faz o contestado mentor ser vivo pela primeira vez, já no desfecho da fita.

 

Almanaque de Prata

Mostra Expectativa 2014

Título: Rachaduras no Concreto (Risse im Beton)

Direção: Umut Dag

Elenco: Murathan Muslu, ALECHAN TAGAEV, IVAN KRIZNJAK, SHAMIL ILLISHANOV, DANIEL MIJATOVIC

Áustria (2014 / 115 min)

Avaliação Filipe Pereira

Nota 4