Real Beleza

por

06 de agosto de 2015

rb02

Real Beleza é o mais recente longa metragem de ficção de Jorge Furtado, após um hiato de oito anos. Neste período o diretor dirigiu curtas metragens, interessantes documentários (Mercado de Notícias, 2014) e premiados telefilmes (Doce de Mãe, 2012). Em Real Beleza, Furtado abre mão da comédia para se enveredar por um tema denso e dramático que prioriza uma linguagem introspectiva e silenciosa.

rb01

Na trama, João (Vladimir Brichta), um fotógrafo em crise, procura uma nova modelo sem o estereótipo da beleza padronizada. Ele parte para o sul do país onde fotografa centenas de adolescentes até se encantar com Maria (Vitória Strada) uma jovem que atende seus anseios. Mas para que Maria possa trabalhar é preciso autorização dos seus pais que moram isolados em uma região rural. Após chegar ao local, João acaba se envolvendo com a mãe da garota, Anita (Adriana Esteves), uma mulher madura e amargurada. O conflito aparece quando o pai de Maria, Pedro (Francisco Cuoco) – um idoso deficiente visual – se recusa a dar autorização com medo de perder o contato com sua família.

rb05

O projeto de Furtado é válido, seduzindo o espectador com um início promissor, que infelizmente perde força à medida que o filme avança. O roteiro inconclusivo (de autoria do diretor) abre brechas para uma leve discussão sobre o conceito de beleza, mas peca pela falta de absorção imagética. Cinematograficamente falando, o olhar da câmera de Furtado é preciso e rítmico com interessantes planos abertos e fechados, mas não há identificação secundária com o que está acontecendo. Ou seja, o espectador não se reconhece na ação e nos personagens, abalando desta maneira a estrutura narrativa e o arco dramático. Outro problema aparente é a ausência de conflitos, que quando aparecem são resolvidos sem muito ânimo. Fascinado pela sua abordagem, Furtado deixa-se levar pelo estilo romântico explorado em As Pontes de Madison, de Clint Eastwood, com pitadas literárias reconhecidas no filme Assédio, de Bernardo Bertolucci, mas não mergulha de cabeça e o resultado é um trabalho insosso que não diz ao que veio.

rb04

Real Beleza (idem)

Brasil, 2014. 84 min.

Direção: Jorge Furtado

Com: Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Francisco Cuoco, Vitória Strada

Avaliação Zeca Seabra

Nota 3