Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

Filme com Ricardo Darín vai abrir evento, que vai homenagear Pedro Almodóvar e Charles Chaplin. Confira os destaques!

por

14 de outubro de 2014

Está chegando a hora! A regressiva já começou para os cinéfilos de carteirinha que não aguentavam mais esperar pela chegada da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa nesta quinta-feira, 16, e termina no dia 29.

E a noite de abertura, que acontece no dia 15, já promete, porque os organizadores mostraram uma dose e tanto de ousadia, ao programar a exibição da comédia Relatos Selvagens. O filme argentino de Damián Szifrón conta com o astro Ricardo Darin no elenco (abaixo) e foi esnobado no último Festival de Cannes 2014, provavelmente, por exibir sem pudor altas – e divertidas – doses de humor negro. Felizmente, os paulistanos e a turma que se prepara para curtir o evento terá essa pérola em forma de contos, cada um mais louco que o outro.

relatos-selvagens

Para quem ainda não tinha lido nada a respeito, a Mostra SP 2014 exibirá 331 títulos, além de dezenas de curtas de vários países, que serão exibidos em 35 salas e 29 espaços, entre cinemas, museus e espaços culturais da capital paulista. Para a alegria de muita gente, o homenageado deste ano é Pedro Almodóvar (abaixo) e, com isso, uma retrospectiva e tanto do cineasta espanhol (autor da imagem usada no cartaz oficial do evento) está prevista.

pedro-almodovar

Outro destaque é a comemoração dos 100 anos do de Carlitos, personagem de Charles Chaplin. Para isso, serão exibidos o primeiro curta Corrida de Automóveis Para Meninos (1914) e o clássico O Circo (1928). E quem vem para conferir de perto a bonita homenagem é ninguém menos do que Geraldine Chaplin (abaixo), filha do grande astro que marcou uma época e atriz do filme Dólares de Areia, que encerra o evento, no dia 29, às 21h30.Geraldine-Chaplin

Outra atração que vai rolar durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será o lançamento do “O Mundo de Jia Zhangke”, livro sobre o famoso cineasta chinês, organizado por Walter Salles e escrito por Jean-Michel Frodon. Além disso, Salles vai apresentar um documentário sobre o o diretor oriental fará sua estreia mundial na Mostra. Para quem curte uma exposição, será possível ver uma série de fotografias de bastidores clicadas pelo cineasta espanhol Luís Buñuel. Já os chegados numa polêmica, será uma chance e tanto de assistir a versão integral do polêmico Ninfomaníaca, de Lars von Trier, com quase seis horas de duração. Preparados? 😮

Mostra-Internacional-de-Cinema-cartazPara quem ainda não teve a oportunidade de passar os olhos na programação, o Almanaque Virtual vai preparar uma seleção de títulos que merecem uma atenção especial. Afinal, é filme que não acaba mais e com temáticas, narrativas e estéticas do mundo inteiro, como Winter Sleep, filme da Turquia, Palma de Ouro no já citado Festival de Cannes deste ano. Do Brasil, são cerca de 50 títulos, entre eles, Branco Sai, Preto Fica, premiado no Festival de Brasília, Sangue Azul e Casa Grande, premiados no Festival do Rio, além de A Despedida, Infância e Sinfonia da Necrópole, que fizeram bonito no Festival de Gramado 2014.

Para maiores informações, não deixe de visitar o site oficial do evento.