The Skeleton Twins

por

14 de novembro de 2014

Com um elenco condizente a uma comédia rasgada, Craig Johnson explora em “The Skeleton Twins” a dualidade entre gêmeos, com semelhanças e diferenças bem grafadas, sob um viés tragicômico. O macabro é presente na interação entre os dois – Milo (Bill Hader) e Maggie (Kristen Wiig)- desde o começo da vida, não só por estarem unidos desde o ventre, mas por sua relação ser muito pautada na interseção entre as duas almas.

the skeleton twins 4

A relação dos dois parece ter sofrido um hiato, com uma distância um tanto intransponível se não pela imposição de intimidade, a tragédia suicida de Milo os faz ter de reatar o amor e a convivência, que tem dramas comuns em ambas trajetórias, o que sugere um elo mental enorme entre eles. As excentricidades da família são expostas através da figura da mãe, o que explicaria grande parte das esquisitices e tendências sociopatas dos filhos. A distância deles a figura materna é sim algo incômodo e forjado pela incompreensão da matriarca e negligência, não pela rotina acachapante dos siameses. A relação fraternal até parece mais intrínseca graças ao inimigo domiciliar em comum.

the skeleton twins 2

Os diálogos loucos revelam o descontentamento com o cotidiano de cada um dos personagens registrados por Johnson. A música ajuda a aumentar o escopo de reflexão, a respeito de uma vivência comum e esmagadora de uma normalidade opressora. A existência entre os irmãos é de cooperação, com poucos julgamentos morais entre eles, repleta de mise-en-scene cômicos, que tiram um e o outro das fossas emocionais inerentes à vida, ainda que isso nem sempre seja o suficiente.

the skeleton twins 3

As parafilias unem o destino dos fratelos, assim como a depressão pós-nascimento, mesmo com os difíceis amores entre iguais. O desfecho é sensível e agridoce, pessimista como toda a vida, como uma carta suicida, ou um grito de socorro, abafado pela distância dos entes, mas sobrepujada pelos que realmente importam.

 

 

Festival do Rio 2014 – Mostra Expectativas 2014

The Skeleton Twins (The Skeleton Twins)

Estados Unidos, 2013, 90 min

De Craig Johnson

Com Bill Hader, Kristen Wiig, Luke Wilson, Ty Burrell, Boyd Holbrook, Joanna Gleason.

Avaliação Filipe Pereira

Nota 4