Um fim de semana em Paris

Jim Broadbent e Lindsay Duncan dão vida a casal maduro que faz balanço de sua vida

por

04 de abril de 2015

A belíssima Paris já foi cenário de muitas obras cinematográficas. Elegante, romântica e poética, a Cidade Luz já embalou diversas histórias de amor e paixão. Subvertendo este fato, o longa “Um fim de semana em Paris” traz um casal na faixa dos 60 anos que vive uma crise em plena viagem à capital francesa. Nick (Jim Broadbent) e Meg (Lindsay Duncan) são casados há 30 anos, residentes da pacata Birminghan e decidem comemorar o aniversário de casamento no mesmo lugar onde passaram a sua lua-de-mel para tentar reacender a chama que há tempos se apagou. Porém, de doce o final de semana não terá nada, muito pelo contrário: será o estopim de uma crise conjugal que oscila entre o drama profundo e a comédia cáustica.

LeWeekEnd1

É durante a viagem que o casal colocará para fora toda amargura e frustração que sente durante anos. Sentimentos guardados virão à tona sem nenhum pudor ou compaixão pelo outro. Indecisa sobre o que ainda sente pelo marido, a exigente Meg maltrata Nick, que constantemente se mostra apaixonado pela esposa e tenta fazer da viagem a mais romântica possível. “Um fim de semana em Paris” é uma história de amor e desamor intensa, sem leveza ou delicadeza. Os excelentes diálogos são repletos de divertidas trocas de farpas entre o casal, que monopoliza o espaço na tela a maior parte do filme. É a partir da introdução do personagem de Jeff Goldblum, um amigo de faculdade de Nick, que começa uma efervescência ainda maior na relação do casal. Ao serem apresentados à vida do bem-sucedido Morgan, que poderia estar na mesma situação que eles, há uma explosão incontrolável de sentimentos presos que finalmente transbordam de suas gargantas e gritam para quem quiser ouvir.

Le Weekend Directed by Roger Michell Starring Lindsay Duncan an

O diretor Roger Michell (do romance “Um Lugar Chamado Notting Hill”), na quarta parceria com o roteirista Hanif Kureishi (indicado ao Oscar pelo roteiro de “Minha Adorável Lavanderia”), explora e expõe as feridas mais profundas de duas pessoas cansadas da vida que levam, mas acomodadas ao fracasso contínuo que tomou conta de seu cotidiano. Em “Le Week-end” (no original), a encantadora Paris é o local onde Nick e Meg analisam a sua existência e o que será feita dela dali para frente. Com uma química impressionante, o casal maduro e infeliz, interpretado com maestria por Jim Broadbent (“A Dama de Ferro”) e Lindsay Duncan (“Birdman”), faz contraste com uma fotografia que impressiona pela beleza da encantadora Cidade Luz. É no desenlace dessa interessante trama que surge um pouco de poesia nos dias cinzentos do desgastado fim de semana. Afinal, “sempre teremos Paris”, certo?

 

Um fim de semana em Paris (Le Week-end)

Reino Unido – 2013. 93 minutos.

Direção: Roger Michell

Com: Jim Broadbent, Lindsay Duncan, Jeff Goldblum, Olly Alexander e Xavier De Guillebon.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 4